0 Dias
0 Horas
0 Min
0 Seg

Sobre


O FÓRUM SMART DEFESA existe para apoiar o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) nacional a partir do fomento da Economia de Defesa com foco em ações regionais.


É direcionado a investidores, empresários, empreendedores, profissionais, acadêmicos, lideranças políticas e empresariais, formadores de opinião, civis e militares e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário da esfera federal, estadual e municipal.


São apresentadas por autoridades e especialistas as características dos mercados de defesa, segurança e aeroespacial, o apoio governamental ao setor, tendências nacionais e mundiais, desafios, demandas e oportunidades de negócio e relacionamento com as Forças Armadas e de Segurança.


Também são abordados temas fundamentais à (re)evolução tecnológica e social em curso - a Indústria 4.0, Cidades Digitais e Inteligentes, Ecossistemas e Economias Digital e de Inovação.


Parte dessas tecnologias têm dupla aplicação, o que se chama de Dual Use. Dual Use é um conjunto de inovações desenvolvidas no “mundo militar” que tem aplicações no “mundo civil” e vice-versa. A própria Internet é um exemplo disso que nasceu para atender a demandas militares, o GPS, Drones, Microondas, entre muitas outras que sequer percebemos por terem sido tão bem incorporadas ao nosso dia-a-dia.


O ponto comum entre a Defesa & Segurança e Cidades Digitais & Inteligentes é o desenvolvimento de tecnologias e a inovação. Abordar ao mesmo tempo esses temas, aproximar esses mundos que são mais complementares que distantes, potencializa o mercado e as Economias de Defesa, Digital e de Inovação.


A primeira edição do Fórum acontecerá no Centro-Oeste mineiro, região próspera, industrializada, geradora de riqueza, possuidora de mais de 1,5 milhão de habitantes, dotada de facilidades logísticas, potencial e convergentes vocações. Posteriormente, percorrerá outras regiões de Minas Gerais e outros Estados.


A escolha de Pará de Minas se justifica por sua busca ativa por novas vocações econômicas com base tecnológica e por ter sido lançada em setembro de 2018 a Iniciativa Pará de Minas 4.0 e assinada Carta Compromisso para implantação de um Polo de Defesa, Segurança e Aeroespacial do Centro-Oeste Mineiro.

Apoio | Patrocínio


ABM

Apoio Institucional

AEAPAM

Apoio Institucional

ASCIPAM

Apoio Institucional

Câmara Municipal

Apoio Institucional

CREA JR

Apoio Institucional

CDL Pará de Minas

Apoio Institucional

FAPAM

Apoio Institucional

Grupo Mais

Apoio Institucional

OAB Pará de Minas

Apoio Institucional

SICOOB ASCICRED

Apoio Institucional

UFV-Florestal

Apoio Institucional

IAG

Patrocinador

NFM

Patrocinador

Eletrocamp

Patrocinador

HUBSE

Patrocinador

Alta Vista

Patrocinador

FB Cromo

Patrocinador

Park Empresarial 262

Patrocinador

UAI Brindes

Patrocinador

Base Empreendimentos

Patrocinador

Clube 037

Patrocinador

Mendes Marinho

Patrocinador

SMC Soluções e Engenharia

Patrocinador

CityWorking

Parceiro Estratégico

Shark Comunicação Digital

Parceiro Estratégico

Programação


Dia 26 de Novembro

Horário Atividade Descrição
08:00h às 09:00h Credenciamento / Welcome Coffee. A retirada das credenciais será iniciada 60 minutos antes da Cerimônia de Abertura.
09:00h às 09:25h Cerimônia de Abertura. O primeiro dia tem como tema eixo a Defesa, a Base Industrial de Defesa (BID) nacional, suas características e o apoio governamental ao setor, oportunidades, necessidades, demandas, ciclos e desenvolvimento tecnológico, sendo marcado pela presença de representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas e de Segurança, por autoridades governamentais estaduais e municipais, da academia e lideranças empresariais e da sociedade civil.
09:25h às 09:50h Ações de Promoção, Atração de Negócios e Investimentos para Minas Gerais. A Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) atua na prospecção, indução e atração de investimentos e na assistência a empreendimentos para o desenvolvimento de Minas Gerais.
09:50h às 10:15h Negócios, Conexões e Inovação no Mercado de Defesa. A Tese de Negócio do FÓRUM SMART DEFESA é levar conhecimento sobre as características e as oportunidades no entorno da Base Industrial de Defesa (BID) nacional para municípios e regiões que estejam em busca de novas vocações econômicas e da potencialização de competências já instaladas, bem como se propõe a divulgar políticas governamentais e o importante papel das Forças Armadas e de Segurança para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país.
10:15h às 11:10h Palestra Magna: O Papel da ESG no Fomento à Indústria Nacional de Defesa. Dada a importância da temática "Aquisições de Defesa", a Escola Superior de Guerra (ESG) criou o Centro de Capacitação em Aquisição de Defesa (CCAD) para capacitação de pessoal na condução em todas as fases do processo de aquisição. O CCAD foca sua atuação no emprego da Engenharia de Sistemas, viabilizando a gestão integrada e todo o ciclo de vida dos sistemas e materiais de Defesa.
11:10h às 11:30h Coffee Break. ...
11:30h às 12:00h A SEPROD e o Fortalecimento da Base Industrial de Defesa Nacional. A Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) propõe os fundamentos para a formulação e atualização da política nacional de ciência, tecnologia e inovação de defesa para o desenvolvimento tecnológico e a criação de novos produtos de defesa e para atualização da política nacional da indústria de defesa, e acompanhar suas execuções. As Forças Armadas e de Segurança Pública, literalmente, consomem do alfinete ao foguete sendo uma oportunidade para empresários e empreendedores.
12:00h às 12:30h Novo Paradigma em Desenvolvimento Aeronáutico. Uma empresa brasileira atingiu patamares inéditos de maior eficiência e qualidade no desenvolvimento de aeronaves, com custos muito menores. Isso demonstrou, através de resultados comprovados, que existe um novo paradigma nesse setor.
12:30h às 14:00h Almoço. ...
14:00h às 14:30h Fomento à Exportação de Produtos de Defesa e Peculiaridades do Comércio Exterior para o Setor Compartilhar informações a respeito de ações estratégicas que tem sido adotadas pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD), que objetivam expandir e facilitar as exportações de produtos da base industrial de defesa nacional. Ações como busca de melhoria no financiamento, apoio ao crédito oficial, desburocratização, e parcerias bilaterais estarão no cerne da apresentação. Também serão mencionadas as peculiaridades da Indústria de Defesa no que diz respeito à acordos internacionais, como por exemplo a exceção prevista no artigo XXI do GATT “General Agreement on Tariffs and Trade” ( Acordo Geral de Tarifas e Comércio).
14:30h às 15:00h A Lei da Inovação e a Oportunidade Trazida pela Lei 13.243/2016. Síntese da Lei de Inovação, trazendo as alterações da Lei 13243/2016, com foco no estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação e na participação das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, no processo de inovação.
15:00h às 15:30h O Ecossistema de Inovação da Força Aérea Brasileira. Apresentar a estrutura do ecossistema de inovação da Força Aérea Brasileira (FAB) e a proposta de sua interação com os outros ecossistemas de inovação existentes, a fim de permitir o uso das oportunidades trazidas pela Lei de inovação, atuando sistemicamente no modelo da “Tríplice Hélice”.
15:30h às 15:50h Coffee Break. ...

Dia 27 de Novembro

08:00h às 09:00h Credenciamento / Welcome Coffee. A retirada das credenciais será iniciada 60 minutos antes da Cerimônia de Abertura. Levar a confirmação da inscrição impressa.
09:00h às 09:30h Abertura: Segundo Dia - Segurança Pública 4.0. O segundo dia tem como tema eixo a Segurança Pública, apresentação de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), além da apresentação de aplicações e riscos trazidos do uso Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) ou Drones, foi marcado com a presença de representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Segurança Pública, autoridades governamentais estaduais e municipais, da academia, lideranças empresariais e da sociedade civil organizada.
09:30h às 10:30h Palestra Magna - Necessidades, Soluções e Oportunidades PMMG: - Cases: Blindado, Veículo Operacional (Viaturas) e Colete Balístico. Apresentação de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pela Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar de Minas Gerais.
10:30h às 10:50h Coffee Break ...
10:50h às 11:30h Projeto PMMG 4.0. O Projeto PMMG 4.0 trata das novas tecnologias, tanto as já aplicadas, quanto as em estudo, para aumentar a capacidade, efetividade operacional da PMMG. Na palestra, serão apresentadas as funcionalidades do Sistema Helios e do aplicativo de celular QAPP. O S. Helios trata da Identificação de veículos em situação irregular por meio de leitura automática de placas e o QAPP permite a consulta de informações de segurança pública (dados de ocorrências e dos envolvidos, dados de veículos, celulares, mandados de prisão e outras).
11:30h às 12:00h Inteligência Geográfica Aplicada à Segurança Pública - Cases: Delphos e Hélios. O Projeto Delfos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) surgiu da necessidade de se incluir tecnologia de ponta na segurança pública para melhoria dos processos logísticos e gestão de recursos no combate à criminalidade.
14:00h às 14:30h Cases em Mapeamento de Alta Resolução Estratégico com Drones, Aplicações e Inovações. O mercado de Vants (veículos aéreos não transportados) tem crescido amplamente e o mesmo tem tido grande aplicação nas mais diversas áreas, seja em meio ambiente, marketing, saúde, entre outros, não descartando, é claro, a área de segurança. A proposta dessa apresentação tem como objetivo de gerar discussões e um diálogo reflexivo dos produtos gerados, bem como seus apresentar os seus resultados quantitativamente e qualitativamente.
14:30h às 15:15h Desafios na Segurança Contra a Ameaça de Drones. O avanço de tecnologias com emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) ou, como são conhecidos, Drones, propiciam cada vez mais realizar ações de espionagem, captura de imagens e informações, estudo de vulnerabilidade na segurança de instalações, invasão de privacidade, ações criminosas, etc. O aumento no emprego de Drones, representa assim, grave ameaça contra infraestruturas críticas como estações de energia, refinarias, residências e palácios de chefes de estados, áreas com aglomerações de pessoas como estádios, shows entre outros.
15:00h às 15:30h A Força Aérea Brasileira Face a Novos Horizontes. O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) tem a missão de assessorar diretamente o Comandante da Aeronáutica. Compete ao órgão estudar e propor soluções que levem ao emprego eficaz do poder aeroespacial, com o objetivo de garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro.
15:30h às 15:50h Coffee Break. ...

Dia 28 de Novembro

08:00h às 09:00h Credenciamento / Welcome Coffee. A retirada das credenciais será iniciada 60 minutos antes da Cerimônia de Abertura. Levar a confirmação da inscrição impressa.
09:00h às 09:20h Abertura: Terceiro Dia - Cidades 4.0: O Futuro Smart: Cidade, Cidadão, Negócios, Empregos, Legislação e Governo Inteligente. O terceiro dia tem como tema eixo as Cidades Digitais & Inteligentes, suas características, desafios, tecnologias aplicáveis e a necessidade de uma abordagem estruturada para o seu desenvolvimento, sendo marcado pela presença de representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas e de Segurança, por autoridades governamentais municipais, da academia e lideranças empresariais e da sociedade civil e por por especialistas no tema.
09:20h às 10:00h Palestra Magna - Quais os Primeiros Passos para Tornar uma Cidade Inteligente” - Cases & Soluções. Segundo a união Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.
10:00h às 10:40h Planos Diretores - Políticas Públicas para Cidades Inteligentes / Engajamento Cocriação - Projeto de Cidade Inovadora Pensar e agir para a evolução de cidades mais inteligentes deveria começar e terminar com o foco nas pessoas, passando sempre por soluções que busquem o tripé da sustentabilidade (economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente corretos). Junta-se a sustentabilidade as abordagens contemporâneas de democracia líquida, economia criativa e economia circular, que são fundamentais para o alcance das melhores características das cidades que podem se entender como inteligentes.
10:40h às 11:20h O Case Belo Horizonte - Cidade Inteligente Prodabel. Explicar as ações que estão sendo tomadas em Belo Horizonte para atuação como uma Smart City.
11:20h às 12:00h Cerimônia de Encerramento. ...
12:00h às 12:30h Coffee Break. ...
Contra-Almirante (RMI-EN) Ivan Taveira Martins
Capitão de Mar e Guerra L. J. A. Gusmão
Coronel Aviador (R1) C. A. Laboissiere
Primeiro-Tenente Deborah Lino
Graciliano Campos
Sarah M. de Faria

Inscrições


SMART DEFESA - Negócios, Conexões e Inovação


SMART DEFESA - Negócios, Conexões e Inovação