14 de JULHO 19H
SEXTA-FEIRA
Projeto Intercâmbios Sonoros
ANELO 6TETO & ADEMIR JÚNIOR
ingressos limitados
R$30 antecipado até a véspera 13/7
R$40 portaria
Projeto Intercâmbios Sonoros
part. especial de Ademir Junior
O Anelo 6teto apresenta mais um show do seu novo projeto Intercâmbios Sonoros, onde propõe parcerias em gravações e apresentações com grandes nomes da música. Para esse show o Anelo6teto inicia a parceria com Ademir Junior, grande destaque do saxofone brasileiro, onde ele se insere com um novo instrumentista do grupo, expandindo a palheta de sopros nas composições do 6teto, enquanto o grupo trabalha algumas das músicas do saxofonista dentro da sua linguagem característica.
Anelo 6teto
O Anelo 6teto é formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (contrabaixo), Marcelo Louback (sax alto e flauta), Leo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (sax tenor, flauta e clarinete), e é um dos resultados do impacto musical, cultural e social do Instituto Anelo, uma ONG que ensina música de forma gratuita no Jardim Florence I, localizado no distrito do Campo Grande, periferia de Campinas (SP).
A cultura musical característica do Anelo, desenvolvida ao longo dos seus 22 anos de história, se confunde com a dos integrantes do grupo, que tem como missão a multiplicação e o compartilhar da música que brota dali. Suas composições originais reúnem a musicalidade dos ritmos brasileiros, como o samba, o baião e o ijexá, entre outros tão valorizados pelo Instituto Anelo, com a liberdade de improvisação e experimentação musical do jazz e da música instrumental brasileira, linguagem essa que também vem sendo trabalhada no Anelo por professores e colaboradores desde seu início em 2000, e que se aprimora com a participação do Instituto em festivais internacionais de jazz na Itália e na África do Sul.
Além disso, o Anelo 6teto traz no DNA o suingue e a sonoridade envolvente do soul, R&B, gospel e hip hop, tão presentes nos subúrbios de grandes centros urbanos brasileiros, como é o caso de Campinas, um dos maiores do Estado de São Paulo e um dos mais importantes municípios do país.
O Anelo 6teto foi formado após o convite feito ao Instituto Anelo para participar do Standard Bank National Youth Jazz Festival 2019, na África do Sul, um dos maiores festivais de jazz do continente africano. Desde o início, o objetivo foi levar ao evento um repertório que simbolizasse a influência africana na música popular brasileira. Para tanto, reuniu em seu set arranjos originais para composições de grandes nomes da nossa música como Moacir Santos, Milton Nascimento, Djavan, Filó Machado e Hermeto Pascoal.
A aposta se mostrou acertada e o recém-formado sexteto teve sua qualidade reconhecida logo de início, tornando-se uma das atrações mais concorridas do festival, com os ingressos esgotados para o seu show. Além da apresentação, o Anelo 6teto realizou workshops de música brasileira para os alunos do festival – em edições passadas do evento, esse papel foi ocupado por nomes de peso da música instrumental brasileira como Trio Corrente, Michael Pipoquinha e Mestrinho, entre outros.
Ademir Junior
Destaque na música instrumental brasileira e mestre na improvisação, o multi-instrumentista, arranjador e compositor Ademir Junior está entre os melhores saxofonistas da atualidade.
Escritor do livro “Caminhos da Improvisação”, baseado em seu conhecimento e experiência em mais de 50 cursos lecionados no país. Tem 6 álbuns gravados e o 7º será com a Orquestra JK, em comemoração aos seus 30 anos de carreira.
Autodidata no saxofone tem contribuído para a história do instrumento no Brasil, popularizando as possibilidades técnicas, sendo cada interpretação popular do saxofone uma extensão do seu conhecimento erudito. É o primeiro saxofonista brasileiro de jazz a se tornar artista da Selmer, maior marca de saxofones no mundo.
Já se apresentou e gravou com Chris Potter, John Patitucci, Bob Mintzer, Paquito D’Rivera, Hermeto Pascoal, Mat’nalia, João Bosco, Roberto Menescal, Rosa Passos, Alexandre Pires, João Donato, Ed Motta, Hamilton de Holanda etc.
Atualmente é Artista Selmer e Vandoren, Maestro da Orquestra JK, Diretor Artístico da JK Produções Musicais, Diretor Cultural da INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION NO BRASIL e Músico da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.