De 08 de Julho de 2024 a 02 de Setembro de 2024
As inscrições para a sexta edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional estarão abertas entre 8 de julho e 2 de setembro de 2024. O Prêmio é uma iniciativa da Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para reconhecer o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação que atuam em território nacional e que têm contribuído para a disseminação de informações a respeito das causas humanitárias defendidas pelo Comitê.
O Prêmio visa a valorizar conteúdo jornalístico de qualidade sobre temas humanitários que coloquem as pessoas no centro da notícia e que tenham sido publicadas ou exibidas entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de agosto de 2024.
A comissão organizadora compreende por cobertura humanitária reportagens, documentários e outros formatos jornalísticos que abordem temas relacionados a países marcados por conflitos armados, destacando o impacto das guerras no cotidiano de pessoas e populações. Serão considerados, por exemplo, reportagens sobre assistência humanitária (entrega de alimentos e de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração e refúgio, desaparecimentos em contextos marcados por guerras, ataques a missões médicas e violência sexual durante conflitos armados. No entanto, não serão avaliadas reportagens sobre assuntos políticos, geopolíticos, bélicos ou centrados em instituições, por exemplo.
A banca de jurados analisará de maneira isenta o material inscrito de acordo com os seguintes critérios: qualidade técnica, pertinência da temática ou assunto e abordagem qualificada. Na edição de 2024, a comissão organizadora estimula a incrição de reportagens que façam menção aos 75 anos das Convenções de Genebra, base do Direito Internacional Humanitário (DIH), também conhecido como as “regras da guerra”, e principal referência para a atuação global do CICV.
O primeiro colocado receberá uma viagem com despesas pagas para um país onde o CICV tenha atividades operacionais. Os finalistas serão anunciados em outubro e a cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no dia 28 de novembro, em São Paulo.
Critérios de Participação:
• Ser profissional de imprensa de um veículo de comunicação brasileiro ou de um veículo estrangeiro que tenha produção editorial específica para o público do Brasil;
• Serão aceitas produções jornalísticas que destaquem temas humanitários e que sejam centradas nas pessoas;
• Serão avaliadas produções para veículos impressos, televisão, rádio ou multimídia;
• O material inscrito deve ter sido veiculado entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de agosto de 2024.