O teletrabalho deixou de ser uma exceção nas relações laborais para tornar-se realidade para muitas categorias profissionais, como servidores públicos, agentes estatais, bancários, profissionais liberais, entre outras, em razão do momento pandêmico, desde março de 2020.
A necessidade de realizar as atividades profissionais no espaço privado impactou de forma contundente a execução do trabalho, a produtividade, as relações sociais que se instauraram a partir do ambiente laboral e a saúde das/os trabalhadoras/es, com especial relevo para as mulheres, que absorvem, majoritariamente, o trabalho de cuidado, além das demandas do trabalho produtivo.
Um dos desafios do evento é estimular a compreensão de como o ordenamento jurídico regula ou não essas questões. Assim, a proposta do evento é discutir, entre outros temas:
Ganhos e perdas no teletrabalho. Dicotomia entre o público e o privado: ser mulher interfere no trabalho remoto? Direito da(o) empregada(o) ou faculdade do empregador? A legislação atual atende as necessidades de regulação do teletrabalho? Consequências para a saúde física e psíquica da(o) trabalhadora (or).
Data: 22/02/2022
Horário: das 19h às 20h30.
Transmissão: canal da Anamatra no YouTube (TV Anamatra)
Público-alvo: magistradas(os) do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho, advogadas(os), servidoras(es) públicas(os), bacharéis em Direito, estudantes de Direito e outras(os) profissionais que tenham interesse no tema.
Certificação: a Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra).emitirá certificado para as(os) participantes que acompanharem o webinário ao vivo e que comprovarem presença no link que será disponibilizado, exclusivamente, no chat da plataforma YouTube. O link terá campos que necessitarão de preenchimento. O certificado será enviado, a partir de 02 de março, para o e-mail cadastrado no ato da confirmação da presença.
Certificação correspondente a 1h30 (uma hora e trinta minutos) horas-aula.
IMPORTANTE:
a) E-mails corporativos costumam bloquear mensagens enviadas pela e-Inscrição, plataforma utilizada para o formulário de presença e envio do certificado. Se deseja receber a certificação, por favor, forneça um e-mail pessoal.
b) Os dados coletados no formulário não terão outra utilização que não a de confirmação de presença para emissão do certificado.
Participantes:
Apresentação: Luciana Conforti (Vice-Presidente da ANAMATRA e Presidente da Comissão ANAMATRA Mulheres)
Convidada: Andrea Pasold (Juíza do Trabalho do TRT da 12ª Região, Mestre em Ciência Jurídica, Especialista em Direito Civil e Professora).
Mediação: Patrícia Sant’Anna (Presidente da AMATRA 12, Diretora de Comunicação da ANAMATRA e integrante da Comissão ANAMATRA Mulheres)
Debatedoras: Natália Rodrigues (AMATRA 10 e integrante da Comissão ANAMATRA Mulheres) e Lisandra Lopes (AMATRA 21 e integrante da Comissão ANAMATRA Mulheres)